Hoje nosso diálogo é sobre os 4 valores do "Manifesto ágil". Se você não sabe o que é, leia o artigo Manifesto Ágil: o que é e como surgiu.
Os valores do Manifesto Ágil são:
1.Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas: O desenvolvimento de softwares é uma atividade humana e a interação é algo essencial para que o produto final saia conforme a necessidade dos usuários. Esse contato constante pode resolver problemas pequenos e evitar que eles se tornem grandes e impactem no resultado final. Processos e ferramentas devem são úteis, mais devem ser simples e com aplicabilidade prática. Se fizemos um paralelo para os demais ambientes organizacionais, podemos entender que as interações com clientes e stakeholders é mais importante do que procedimentos administrativos e burocráticos.
2.Software em funcionamento mais que documentação abrangente: O melhor indicador de eficácia é ter um sistema funcionando. Clientes querem resultados, quer seja softwares, que seja outros produtos ou serviços. Documentos, papéis, manuais, também são importantes, mas que seja somente o necessário e que agregue valor. Em outras empresa, por exemplo, pode-se entender que nada adianta um relatório bonito, mas que não gera valor ou inovação para a empresa.
3.Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos: a empresa deve colaborar com o cliente, tomando decisões em conjunto, pois o objetivo é comum. É preciso ter flexibilidade para anteder as necessidades dos cliente, para alem das regras estabelecidas e contratos pactuados.
4. Responder a mudanças mais que seguir um plano: Estabelecer um planejamento é essencial, contudo é preciso ter abertura para inserir mudanças que se percebam necessárias. O que deve ser feito é aprender com as informações e feedbacks e adaptar o plano a todo momento.
Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.
Siga nosso Instagram!
Até o próximo diálogo!