O tema “Motivação” é um dos temas mais populares na área de Administração
e Gestão e uma das partes mais importantes são as diversas teorias existentes. Contudo
para além disso, existem outras questões do assunto que precisam ser estudadas.
É por isso que hoje trataremos da diferença entre as Teorias de
Conteúdo e as Teorias de Processo.
As Teorias de Conteúdo
procuram explicar “o que” motiva o indivíduo. Elas partem do princípio de que
os indivíduos agem para satisfazer seus interesses e necessidades. O foco dessas teorias são com as necessidades
específicas que motivam e impulsionam os indivíduos a agirem. Em outras
palavras referem-se aos fatores internos das pessoas, que impulsionam ou paralisam
o comportamento.
As
Teorias de Conteúdo são:
Teoria da Hierarquia das Necessidades (de Maslow)
Teoria ERC / Teoria ERG (de Alderfer)
Teoria dos Dois Fatores (de Herzberg)
Teoria das Necessidades Adquiridas (de McClelland)
Teoria
X e Y (de Douglas McGregor)
As Teorias de Processos procuram explicar “como” o processo de motivação acontece. Elas
se preocupam com a percepção da realidade.
O foco dessas teorias são os processos de pensamento que fazem com o que
as pessoas tomem determinadas atitudes. Em outras palavras descrevem e analisar
o processo pelo qual o comportamento é ativado ou paralisado.
As
Teorias de Processo são:
Teoria da Equidade (de
Adams)
Teoria da Expectância / Expectativa (de Vroom)
Teoria da Definição de Objetivos (de Locke)
Teoria da Autoeficácia
Teoria do Reforço (de
Skinner)
Teoria da Avaliação Cognitiva
Teoria
de Campo (de Lewin)
Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente,
pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.
Até o próximo diálogo!