1 de junho de 2020

As atividades de protocolo na Administração Pública


As atividade de protocolo, segundo a Portaria Interministerial 1677/2015, são: o recebimento, a classificação, o registro, a distribuição, o controle da tramitação, a expedição e a autuação de documentos avulsos para formação de processos, e os respectivos procedimentos decorrentes.

Ainda são conceitos para o “protocolo”: o número de registro dado a um documento; e o nome do livro de registros de documentos recebidos ou expedidos.

Recebimento é a entrada de documentos em no setor que realiza as atividades de protocolo ou do departamento que irá atuar com tal documento para que ele cumpra suas funções institucionais.
Classificação ocorre logo após o recebimento e é o momentos onde ocorre a identificação do conteúdo dos documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se lhes atribuir códigos.
Registro é a atividade do setor de protocolo que consiste na elaboração de instrumentos de controle da entrada de documentos e da sua tramitação.
Distribuição é o encaminhamento aos respectivos destinatários internos, após serem recebidos, classificados e registrados.
Controle de Tramitação é o acompanhamento do curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa. Também chamado movimentação ou trâmite.
Expedição é a remessa das correspondências ou documentos para outras organizações (destinatários externos). Difere da distribuição, que se refere a trâmite interno.
Autuação: sequência de ações técnicas que visam dar forma processual ao conjunto de documentos acumulados no decorrer de uma ação administrativa, visando encaminhamento, manifestação e decisão.

Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.

Até o próximo diálogo!