11 de agosto de 2019

Gestão de Projetos em Comércio Eletrônico

Comércio Eletrônico é o processo de comprar, vender ou trocar produtos ou serviços e informações via rede de computadores, incluindo a internet.

Projeto é um conjunto de esforços para cumprir uma tarefa específica e não rotineira, pequena ou grande, simples ou complexa, com início e término definidos, com escopo e orçamento pré-definidos.

A Gestão do Projeto visa alcançar o objetivo do projeto, utilizando pessoas, estrutura, recursos e prazos conforme planejado.

As Etapas da Gestão do Projeto são: 
iniciação: dar partida oficialmente, pressupondo entradas, ferramentas e saídas;

planejamento: detalhar tudo que vai acontecer e tudo que vai ser utilizado (cronograma, orçamento, atividades);

execução: materialização das ações, grande parte do orçamento e do trabalho é consumida aqui;

controle: acontece paralelamente com o planejamento e com a execução; consiste em verificar se a materialização está acontecendo conforme o plano de trabalho e se assim vai chegar ao objetivo do projeto; propõe também ações corretivas em caso de desvio;

encerramento: é a fase de avaliar a execução, inclusive através de uma auditoria interna ou externa; todos os erros devem ser analisados para evitar repetições futuras.

A Gestão de Projetos no mercado físico e no mercado virtual envolvem três componentes: (i) conteúdo (produto/serviço); (ii) contexto (organização do empreendimento); (iii) infraestrutura (transação com cliente).

As Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos são: (i) integração; (ii) escopo; (iii) tempo; (iv) custo; (v) qualidade; (vi) recursos humanos; (vii) comunicações; (viii) riscos; (ix) aquisições; e (x) partes interessadas.

(i) integração: São os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos de gerenciamento das atividades dentro de um projeto.

(ii) escopo: O gerenciamento do escopo do projeto é essencial e inclui os processos para garantir que o projeto contempla todo o trabalho necessário para completar o projeto com sucesso. Gerenciar o escopo do projeto é em primeiro lugar para definir e controlar o que faz parte do projeto ou não.


(iii) tempo: São os processos necessários para planejar, criar e controlar os prazos/cronograma de entrega das tarefas do projeto.


(iv) custo:  Processos para planejar, estimar e controlar todos os custos envolvidos no projeto, para que ele saia dentro do investimento aprovado.


(v) qualidade: Determinar as políticas, objetivos de qualidade e responsabilidades para que o projeto satisfaça as necessidades pelo qual ele foi criado. Controlar a qualidade das entregas para garantir que atinja os requerimentos do projeto.


(vi) recursos humanos: Organizar, gerenciar e liderar o time do projeto.


(vii) comunicações: Gerentes de projetos devem utilizar a maior parte de seu tempo se comunicando com os membros da equipe e partes interessadas. Garantir que todas as informações necessárias sejam transmitidas de forma correta para todos os integrantes.


(viii) riscos:O objetivo é aumentar o impacto de eventos positivos e diminuir o impacto de eventos negativos no projeto. Planejar, Identificar, analisar, mitigar, e controlar os riscos.


(ix) aquisições: Processos para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados além do time do projeto. Controlar contratos e processos de mudança necessários para desenvolver a administrar o projeto.


(x) partes interessadas: Processos para identificar e gerenciar as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactadas pelo projeto. Analisar as expectativas e impactos destas partes interessadas e desenvolver estratégias para engaja-los nas decisões do projeto.
O objetivo chave do projeto deve ser gerenciar a satisfação das partes interessadas.

Quais são as ações, envolvendo as áreas de conhecimento da gestão de projetos que podem melhorar a Gestão de Projetos de um e-Commerce?


Integração
– Desenvolver o termo de abertura do projeto
– Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
– Orientar e gerenciar o trabalho do projeto
– Monitorar e controlar o trabalho do projeto
– Realizar o controle integrado de mudanças
– Encerrar o projeto ou fase
Escopo
– Planejar o gerenciamento do escopo
– Coletar Requisitos
– Definir escopo
– Criar EAP (WBS)
– Validar escopo
– Controlar o escopo
Tempo
– Planejar o gerenciamento do cronograma
– Definir as atividades
– Sequenciar as atividades
– Estimar os recursos das atividades
– Estimar as durações das atividades
– Desenvolver cronograma
– Controlar cronograma
Custos
– Planejar o gerenciamento dos custos
– Estimar os custos
– Determinar o orçamento
– Controlar os custos
Qualidade
– Planejar o gerenciamento da qualidade
– Realizar a garantia da qualidade
– Controlar qualidade
Recursos Humanos
– Planejar o Gerenciamento dos recursos humanos
– Mobilizar a equipe do projeto
– Desenvolver a equipe do projeto
– Gerenciar a equipe do projeto
Comunicações
– Planejar o gerenciamento das comunicações
– Gerenciar as comunicações
– Controlar as comunicações
Riscos
– Planejar o gerenciamento de riscos
– Identificar os riscos
– Realizar a análise qualitativa dos riscos
– Realizar análise quantitativa dos riscos
– Planejar as respostas aos riscos
– Controlar os riscos
Aquisições
– Planejar o gerenciamento das aquisições
– Encerrar aquisições
– Conduzir aquisições
– Controlar aquisições
Partes interessadas
– Identificar as partes interessadas
– Planejar o gerenciamento das partes interessadas
– Gerenciar o envolvimento das partes interessadas
– Controlar o envolvimento das partes interessadas