5 de agosto de 2019

Liderança Situacional: noções iniciais e aplicações


Se você é chefe ou ocupa algum papel de liderança, seja formal ou informal, ou até mesmo se é isso que você almeja, não deixe de ler este post.

Noções Iniciais
As organizações atuais exigem cada vez mais lideranças que consigam trabalhar em situações adversas, incluindo a isso equipe e recursos enxutos.
É preciso haver sensibilidade para conhecer o cenário organizacional e os perfis dos liderados, de forma que isso venha a ajudar no momento de definir como se vai atuar e quais pessoas serão envolvidas no processo.
Uma liderança efetiva precisa alinhar o estilo de liderança adequado, que deve estar relacionado ao nível de maturidade dos colaboradores, desta forma, é possível entender que a Teoria da Liderança Situacional está focada nos colaboradores.
Nesta perspectiva, a teoria vem dialogar a multiplicidade comportamental do gestor, onde o a maturidade dos liderados é peça fortemente influente (BISPO, 2013).
Hersey e Blanchard (1986) propuseram uma nova visão para o conceito de liderança. Para os autores, trata-se do processo de influenciar um indivíduo ou grupo, de forma a direcionar seus esforços para realizar um objetivo em dada situação.
A Teoria da Liderança Situacional vem dizer que uma forma adequada de liderar está relacionada com (i) escolha do estilo adequado no momento e (ii) o nível de disposição dos liderados.
A liderança envolve: líder, liderado e situação. Ela precisa ser exercida pelo líder, aceita pelos liderados e acontecer em dado momento, não obrigatoriamente sempre (NASCIMENTO, 2016).
Os líderes não são eficientes quanto ignoram a necessidade de adaptação ao ambiente em que estão inseridos.

Bases e Aplicações
Para Hersey e Blanchard (1986) a liderança situacional está baseada em: (i)comportamento de tarefa (quantidade de orientação e direção); (ii)comportamento de relacionamento (quantidade de apoio socioemocional); e (iii)maturidade (nível de prontidão dos colaboradores para executar uma tarefa).
As duas primeiras bases estão relacionadas a atuação do líder. A última está ligada aos subordinados.
No comportamento de tarefa, o foco do líder é na atividade fim do trabalho. O gestor diz o que fazer, como fazer e quando fazer. Estabelece objetivos e define os papéis a serem seguidos.
No comportamento de relacionamento, o líder concentra-se nas relações com os seus coordenados. Ele ouve as pessoas através de uma comunicação bilateral, apoia e os encoraja em seus esforços.
Os autores consideraram, ainda, a maturidade dos funcionários como elemento de extrema importância, gerando uma classificação de quatro estágios.
No primeiro nível (M1), a maturidade dos liderados é classificada como baixa para realizar certa tarefa, visto que eles não sentem confiança em suas potencialidades ou não sentem vontade para cumprir as atividades. Desta forma, o líder precisa delegar e acompanhar a execução de perto.
No nível dois (M2), o colaborador tem maturidade entre média e moderada, suficiente para executar as tarefas diárias, mas não possui as habilidades exigidas. Assim, o líder deve direcionar o trabalho, além de apoiar os funcionários no aprimoramento de sua autoconfiança.
No nível seguinte (M3), o liderado tem maturidade de moderada a alta. Tem também as habilidades adequadas para adequadas para realizar as tarefas, contudo não tem desejo de ajudar o líder. Isso pode estar relacionado a uma baixa motivação e falta de confiança. O líder precisa estimular a participação dos coordenados e ajudar na tomada de decisão.
No último nível (M4), o colaborador tem maturidade alta, habilidades desenvolvidas e disposição para contribuir. Neste estágio, o líder não precisar atuar como apoiador ou direcionador, visto que o funcionário tem autonomia e capacidade de ação sem a participação direta do líder.
Cada nível de maturidade está relacionado a um estilo de liderança adequado (HERSEY; BLANCHARD, 1986). Essa intersecção gera um tipo de comportamento do líder para com seus funcionários (Quadro 1): determinar; compartilhar; persuadir; delegar.

Quadro 1 – Maturidade x Estilo Adequado x Comportamento do Líder
Maturidade do Liderado
Estilo de Liderança Adequado
Comportamento do Líder
M1
baixa capacidade
pouca motivação
E1
tarefa alta
relacionamento baixo
líder determina
M2
baixa capacidade
muita motivação
E2
tarefa alta
relacionamento alto
líder persuade
M3
alta capacidade
pouca motivação
E3
tarefa baixa
relacionamento alto
líder compartilha
M4
alta capacidade
muita motivação
E4
tarefa baixa
relacionamento baixo
líder delega
Fonte: Hersey e Blanchard (1986) - adaptação

Para saber escolher o estilo de liderança adequado para o nível de maturidade da equipe, o líder precisa saber como essa maturidade está composta (HERSEY; BLANCHARD, 1986).
O estilo de liderança depende do nível de maturidade do liderado, que resulta em um comportamento específico para a situação, tudo isso em um cenário dinâmico (Figura 1) que necessita de constante observação do líder para possíveis adaptações de sua atuação, caso sejam necessárias.

Figura 1 – Estilo do Líder

Fonte: Hersey e Blanchard (1986)
A imagem semelhante a um sino é conhecida como Curva Prescritiva e mostra o estilo de liderança conveniente a cada nível de maturidade existente. Os quatro estilos são: E1 – delegação; E2 – compartilhamento; E3 – persuasão; e E4 – determinação.
Quando é feita a relação do nível de desenvolvimento dos comportamentos de tarefa e de relacionamento, é possível conhecer o nível de maturidade dos indivíduos.

Até o próximo diálogo!