Se você é chefe ou ocupa algum papel de liderança, seja formal ou informal, ou até mesmo se é isso que você almeja, não deixe de ler este post.
Noções Iniciais
As
organizações atuais exigem cada vez mais lideranças que consigam trabalhar em
situações adversas, incluindo a isso equipe e recursos enxutos.
É
preciso haver sensibilidade para conhecer o cenário organizacional e os perfis
dos liderados, de forma que isso venha a ajudar no momento de definir como se
vai atuar e quais pessoas serão envolvidas no processo.
Uma
liderança efetiva precisa alinhar o estilo de liderança adequado, que deve
estar relacionado ao nível de maturidade dos colaboradores, desta forma, é
possível entender que a Teoria da Liderança Situacional está focada nos colaboradores.
Nesta
perspectiva, a teoria vem dialogar a multiplicidade comportamental do gestor,
onde o a maturidade dos liderados é peça fortemente influente (BISPO, 2013).
Hersey
e Blanchard (1986) propuseram uma nova visão para o conceito de liderança. Para
os autores, trata-se do processo de influenciar um indivíduo ou grupo, de forma
a direcionar seus esforços para realizar um objetivo em dada situação.
A
Teoria da Liderança Situacional vem dizer que uma forma adequada de liderar
está relacionada com (i) escolha do estilo adequado no momento e (ii) o nível
de disposição dos liderados.
A
liderança envolve: líder, liderado e situação. Ela precisa ser exercida pelo
líder, aceita pelos liderados e acontecer em dado momento, não obrigatoriamente
sempre (NASCIMENTO, 2016).
Os
líderes não são eficientes quanto ignoram a necessidade de adaptação ao
ambiente em que estão inseridos.
Bases e Aplicações
Para
Hersey e Blanchard (1986) a liderança situacional está baseada em: (i)comportamento
de tarefa (quantidade de orientação e direção); (ii)comportamento de
relacionamento (quantidade de apoio socioemocional); e (iii)maturidade
(nível de prontidão dos colaboradores para executar uma tarefa).
As
duas primeiras bases estão relacionadas a atuação do líder. A última está
ligada aos subordinados.
No
comportamento de tarefa, o foco do líder é na atividade fim do trabalho.
O gestor diz o que fazer, como fazer e quando fazer. Estabelece objetivos e
define os papéis a serem seguidos.
No
comportamento de relacionamento, o líder concentra-se nas relações com
os seus coordenados. Ele ouve as pessoas através de uma comunicação bilateral,
apoia e os encoraja em seus esforços.
Os
autores consideraram, ainda, a maturidade dos funcionários como elemento de
extrema importância, gerando uma classificação de quatro estágios.
No
primeiro nível (M1), a maturidade dos liderados é classificada como baixa para
realizar certa tarefa, visto que eles não sentem confiança em suas
potencialidades ou não sentem vontade para cumprir as atividades. Desta forma,
o líder precisa delegar e acompanhar a execução de perto.
No
nível dois (M2), o colaborador tem maturidade entre média e moderada,
suficiente para executar as tarefas diárias, mas não possui as habilidades
exigidas. Assim, o líder deve direcionar o trabalho, além de apoiar os
funcionários no aprimoramento de sua autoconfiança.
No
nível seguinte (M3), o liderado tem maturidade de moderada a alta. Tem também
as habilidades adequadas para adequadas para realizar as tarefas, contudo não
tem desejo de ajudar o líder. Isso pode estar relacionado a uma baixa motivação
e falta de confiança. O líder precisa estimular a participação dos coordenados
e ajudar na tomada de decisão.
No
último nível (M4), o colaborador tem maturidade alta, habilidades desenvolvidas
e disposição para contribuir. Neste estágio, o líder não precisar atuar como
apoiador ou direcionador, visto que o funcionário tem autonomia e capacidade de
ação sem a participação direta do líder.
Cada
nível de maturidade está relacionado a um estilo de liderança adequado (HERSEY;
BLANCHARD, 1986). Essa intersecção gera um tipo de comportamento do líder para
com seus funcionários (Quadro 1): determinar; compartilhar; persuadir; delegar.
Quadro 1 – Maturidade x Estilo
Adequado x Comportamento do Líder
Maturidade do
Liderado
|
Estilo de
Liderança Adequado
|
Comportamento
do Líder
|
M1
baixa
capacidade
pouca
motivação
|
E1
tarefa
alta
relacionamento
baixo
|
líder
determina
|
M2
baixa
capacidade
muita
motivação
|
E2
tarefa
alta
relacionamento
alto
|
líder
persuade
|
M3
alta
capacidade
pouca
motivação
|
E3
tarefa
baixa
relacionamento
alto
|
líder
compartilha
|
M4
alta
capacidade
muita
motivação
|
E4
tarefa
baixa
relacionamento
baixo
|
líder
delega
|
Fonte:
Hersey e Blanchard (1986) - adaptação
Para
saber escolher o estilo de liderança adequado para o nível de maturidade da
equipe, o líder precisa saber como essa maturidade está composta (HERSEY;
BLANCHARD, 1986).
O
estilo de liderança depende do nível de maturidade do liderado, que resulta em
um comportamento específico para a situação, tudo isso em um cenário dinâmico
(Figura 1) que necessita de constante observação do líder para possíveis
adaptações de sua atuação, caso sejam necessárias.
Fonte:
Hersey e Blanchard (1986)
A
imagem semelhante a um sino é conhecida como Curva Prescritiva e mostra o
estilo de liderança conveniente a cada nível de maturidade existente. Os quatro
estilos são: E1 – delegação; E2 – compartilhamento; E3 – persuasão; e E4 –
determinação.
Quando
é feita a relação do nível de desenvolvimento dos comportamentos de tarefa e de
relacionamento, é possível conhecer o nível de maturidade dos indivíduos.
Até o próximo diálogo!

