Empreender pode ser algo realizado de forma planejada, mas também por necessidade. Muitos negócios são frutos de crises.
Devido ao isolamento social, muitas pessoas foram afastadas de seus empregos, perderam clientes ou precisaram fechar seus negócios.
Muita gente está buscando realizar atividades a partir de casa para gerar ou reforçar a renda familiar.
Se você está pensando em iniciar um negócio agora ou logo mais, pense que, mesmo impulsionado pela "necessidade", é essencial realizar um planejamento (mesmo que breve) antes de começar a colocar a "mão a massa".
1. Qual o diferencial do seu produto?
O que de especial tem o seu produto/serviço? Não somente você, mas seu cliente precisa saber disso. É preciso que seu produto/serviço apresente esse valor agregado. Quando falamos em qualidade, pode ficar certo que envolve "atender a expectativa" do seu cliente. Não minta, nem faça mais do mesmo.
2. Para quem você vai vender?
Você precisa ter clareza de quem é o seu cliente. A probabilidade de vender doces a um diabético é bem pequena. Então você precisa definir um perfil mínimo de seu cliente. "Todo mundo" nunca será seu cliente. Você pode (inclusive) pesquisar se as pessoas próximas estão dispostas a consumir. Não precisa ser algo "mega" elaborado. Uma enquete em rede social ou um pequeno questionário enviado via celular, já te ajudam a sair da "estaca zero".
3. Como você vai entregar?
Você precisa definir se será você mesmo que irá entregar, se seu cliente vai buscar, se vai utilizar aplicativos de entrega ou um serviço terceirizado.
Definir se terá dias e horários específico ou se "toda hora é hora".
4. Quem são seus fornecedores?
É fundamental pensar onde você vai comprar seus insumos: apenas de um lugar ou de vários lugares; se você vai buscar ou eles entregam; entrega imediatamente ou precisa pedir com antecedência.
5. Quem são seus parceiros?
Não menos importante é colocar no papel quem serão seus parceiros na divulgação de seu negócio ou na captação de clientes. Muitas vezes uma "troca" rende muito mais clientes do que uma ação isolada e custosa. Você divulga alguém e alguém te divulga. Feche isso com alguns parceiros e você vai ver como potenciais clientes aparecerão. Só tenha atenção para não fazer parceria como pessoas ou marcas que nada têm a ver com a identidade do seu empreendimento.
6. Como está seu recurso financeiro?
Para começar você vai precisar de um valor em dinheiro ou de crédito. Então faça o levantamento de quanto vai precisar e onde vai buscar. Como estamos falando de pequenos negócios, comece por um investimento pequeno, após sentir o mercado, você vai arriscando mais.
Não tenha medo. Se você gosta e faz bem, é provável que se destaque. Preze por qualidade no seu produto/serviço e um atendimento decente para seu cliente.
Tenha força, pois prosseguir todo dia, mesmo quando as coisas não estão dando muito certo é bem difícil. Mas se você sabe do seu negócio, siga em frente.
Se quiser pode mandar uma mensagem pra gente (admedialogos@gmail.com) ou deixar algum comentário aqui no blog.
Até o próximo diálogo!

Nenhum comentário:
Postar um comentário