| foto: sixsigmatrainingfree.com |
O Six Sigma é um conjunto de práticas aplicadas em uma empresa visando a melhoria da qualidade (através do aumento da lucratividade e da satisfação do cliente) através de padronização/homogeneização dos processos.
O Six Sigma combate a variação e otimiza resultados.
Onde surgiu o Six Sigma?
A metodologia foi criada por Bill Smith, na década de 80, quando trabalhava na Motorola.
O termo se inspira na 18ª letra do alfabeto grego: Sigma.
Seu símbolo (σ) é usado na Matemática para representar o desvio padrão.
![]() |
| foto: sistemaimpulsa.com |
O método.
O trabalho é baseado na metodologia DMAIC, semelhante ao PDCA, e o uso de ferramentas estatísticas para monitoramento e controle. É dividido em 5 etapas:
O trabalho é baseado na metodologia DMAIC, semelhante ao PDCA, e o uso de ferramentas estatísticas para monitoramento e controle. É dividido em 5 etapas:
(D) Definir o que
se espera do projeto.
(M) Mensurar os
principais dados sobre o processo
(A) Analisar os
dados obtidos para identificar as causas raiz do problema.
(I) Melhorar
(Improve, em inglês) propor uma solução para cada causa raiz.
Em que empresas o Six
Sigma pode ser implantado?
A metodologia pode ser aplicada em várias áreas. Pode ser implementada em processos produtivos, em processos administrativos (Lean Office), em processos logísticos (Logística Lean) e até relacionados a área de saúde (Lean Healthcare).
A metodologia pode ser aplicada em várias áreas. Pode ser implementada em processos produtivos, em processos administrativos (Lean Office), em processos logísticos (Logística Lean) e até relacionados a área de saúde (Lean Healthcare).
Desta forma, é possível ter projetos Six Sigma em vários
setores da empresa: financeiro, recurso humanos, marketing, produção.
Pelas suas várias aplicações, o Six Sigma é cada vez mais
utilizado em vários tipos de negócios, e principalmente em meio a crises, onde
se necessita reduzir custos e otimizar resultados.
Quem são os sujeitos responsáveis pela implantação do Six
Sigma?
![]() |
| foto: fm2s.com.br |
Pode mandar mensagem para admedialogos@gmail.com ou deixar um comentário aqui no blog.
Até o próximo diálogo!

