Que o Six Sigma pode ser implementado em todos os tipos de
processos de vários tipos de negócio e serviços, isso nós já sabemos. Se
você não sabe ainda, dá uma olhada na [parte1] deste artigo.
Para implementar um projeto é preciso passar por três
etapas: desenvolvimento, execução e finalização.
1. Desenvolvimento do Projeto
Definem-se metas claras para as ações e melhorias desejadas pela organização. Essas novas metas serão os novos objetivos institucionais.
É importante que seja feita uma análise do sistema operacional e gerencial adotado pela empresa, pois as melhorias só podem ser implantadas quando se conhece os processos internos de trabalho.
É nesta etapa, também, que se estabelece métodos de avaliação para medir os resultados. O Six Sigma utiliza muitos cálculos matemáticos e estatísticos. As métricas devem ser adequadas a realidade da empresa.
É neste momento que ocorre o engajamento de todos os atores partícipes do projeto.
2. Desenvolvimento do Projeto
Etapa onde ocorre a identificação dos prontos falhos do processo. Esse é o ponto de partida para que a organização defina novas estratégias em busca da padronização.
3. Finalização do Projeto
Com base nas análises realizada no desenvolvimento do projeto, visualiza-se as oportunidades de implementar melhorias.
É fundamental que o monitoramento continue até que se chegue ao padrão de qualidade máximo, pois esse é o objetivo de uma empresa ao adotar a metodologia Six Sigma.
![]() |
| foto: Gradus CT |
Na metodologia Six Sigma existe uma escala que define o nível de qualidade do processo. Esta escala é composta por seis níveis: quanto maior for o Sigma, maior será a conformidade do processo. Quando uma empresa implementa a metodologia Six Sigma a meta a ser alcançada é uma conformidade de, no mínimo, 99,9966%, ou seja um nível de qualidade “6 sigma”.Na tabela a seguir é possível ver todos os níveis.
Uma reflexão pode ser feita, mas se eu estou com 99,38% de conformidade, já não está bom?
Depende, se sua empresa produz 12.000 bolos por mês, uma conformidade de 99,38% parece boa, não é mesmo? Entretanto, com este padrão de qualidade, sua empresa ainda estará perdendo durante o processo produtivo 74 bolos por mês. Você quer jogar fora 74 bolos por mês?
Imagina isso em empresas com produção bem maiores? E em prestação de serviço?
Você já conhecia a metodologia? Trabalha com ela? Ficou curioso em conhecer mais?
Até o próximo diálogo!
