26 de maio de 2020

O Programa GesPública

Introdução
Foi criado em 2005 (através do Decreto no 5.378), com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos. Apesar de ter sido extinto em 2017, ainda é cobrado em concursos.

Suas principais características são: ser essencialmente público, ser contemporâneo, estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade e ser federativo.

Poderiam participar das ações do Gespública, os órgãos/entidades da administração direta e indireta e entidades privadas (voluntariamente).

O Gespública, criou o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), de padrão internacional, que visava aumentar a eficiência, a eficácia e a efetividade, levando as instituições públicas brasileiras a padrões elevados de desempenho e de qualidade em gestão.
foto: institucional.anchieta.br
Sua missão é promover a excelência em gestão pública.

Sua finalidade é contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do país.

Objetivos do Gespública
  • eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal;
  • promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas;
  • promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública;
  • assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados;
  • promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.

Frentes de atuação do GesPública
  • avaliação do sistema de gestão;
  • prêmio nacional da gestão pública;
  • gestão do atendimento; e
  • desburocratização.

Papeis do Comitê Gestor do GesPública
1. mobilizar os órgãos e entidades para a melhoria da gestão e para a desburocratização;
2. apoiar tecnicamente os órgãos e entidades na melhoria do atendimento e na simplificação de procedimentos/normas;
3. orientar e capacitar os órgãos e entidades para a implantação de ciclos de avaliação e de melhoria da gestão; e
4. desenvolver modelo de excelência em gestão pública, fixando parâmetros e critérios para a avaliação e melhoria da qualidade, do atendimento e da eficiência e eficácia dos atos da Administração Pública.


Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.

Até o próximo diálogo!

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