Introdução
Foi criado em 2005 (através do Decreto no 5.378), com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos. Apesar de ter sido extinto em 2017, ainda é cobrado em concursos.
Frentes de atuação do GesPública
Foi criado em 2005 (através do Decreto no 5.378), com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos. Apesar de ter sido extinto em 2017, ainda é cobrado em concursos.
Suas principais características são: ser
essencialmente público, ser contemporâneo, estar voltado para a disposição de
resultados para a sociedade e ser federativo.
Poderiam
participar das ações do Gespública, os órgãos/entidades da administração direta
e indireta e entidades privadas (voluntariamente).
O Gespública,
criou o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), de padrão internacional,
que visava aumentar a eficiência, a eficácia e a efetividade, levando as
instituições públicas brasileiras a padrões elevados de desempenho e de
qualidade em gestão.
Sua missão
é promover a excelência em gestão pública.
Sua finalidade
é contribuir para a melhoria da qualidade dos
serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do
país.
Objetivos do Gespública
- eliminar o
déficit institucional, visando ao integral atendimento das
competências constitucionais do Poder Executivo Federal;
- promover a
governança, aumentando a capacidade de
formulação, implementação e avaliação das políticas públicas;
- promover a
eficiência, por meio de melhor aproveitamento
dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública;
- assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a
adequação entre meios, ações, impactos e resultados;
- promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.
Frentes de atuação do GesPública
- avaliação do sistema de gestão;
- prêmio nacional da gestão pública;
- gestão do atendimento; e
- desburocratização.
Papeis do Comitê Gestor do GesPública
1. mobilizar
os órgãos e entidades para a melhoria da gestão e para a desburocratização;
2. apoiar
tecnicamente os órgãos e entidades na melhoria do atendimento e
na simplificação de procedimentos/normas;
3. orientar e capacitar os órgãos e entidades para a implantação de ciclos de avaliação e de melhoria da gestão; e
4. desenvolver modelo de excelência em gestão pública, fixando parâmetros e critérios para a avaliação e melhoria da qualidade, do atendimento e da eficiência e eficácia dos atos da Administração Pública.
3. orientar e capacitar os órgãos e entidades para a implantação de ciclos de avaliação e de melhoria da gestão; e
4. desenvolver modelo de excelência em gestão pública, fixando parâmetros e critérios para a avaliação e melhoria da qualidade, do atendimento e da eficiência e eficácia dos atos da Administração Pública.
Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.
Até o próximo diálogo!
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