25 de maio de 2020

A excelência nos serviços públicos


As excelência no serviço público está atrelada a melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade, à situação orçamentário-financeira do Estado para custeio da prestação dos serviços, e ao padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade.

A excelência nos serviços público corresponde ao grau máximo/ótimo dos serviços prestados e atribui-se aos programas de qualidade atingir essa excelência.

O uso de ferramentas e técnicas da qualidade pra promover melhorias contínuas é um caminho para a qualidade.

Uma gestão pública de excelência é caracterizada por valores essenciais internalizados por todas as pessoas da organização.

Incorporar as necessidades dos cidadãos como sendo as da própria organização e disseminar isso dentro da organização como meta contínua a ser alcançada pode levar as entidades públicas a um grau muito próximo da excelência pretendida.

A conquista da excelência nos serviços públicos surge de um amplo conjunto de fatores, todos direcionados para o atendimento das necessidades dos cidadãos:

  • novas filosofias gerenciais,
  • novas tecnologias,
  • princípios e ferramentas da qualidade,
  • desempenho dos recursos humanos,
  • mudança cultural e amplo engajamento dos servidores públicos,
  • a efetiva participação e controle da sociedade.


Philip Kotler elencou fatores determinantes da qualidade/excelência dos serviços:

  • confiabilidade: prestar o serviço exatamente como foi prometido;
  • capacidade de resposta: prontidão para ajudar os clientes e prestar os serviços dentro do prazo estabelecido;
  • segurança: transmitir confiança aos clientes, além de conhecimento, cortesia e capacidade;
  • empatia: compreender o cliente e dar-lhe atenção individualizada;
  • itens tangíveis: refere-se à boa aparência que devem ter as instalações físicas, equipamentos e servidores.


A excelência no setor público é um desafio que abrange:

A gestão pública – novos modelos de gestão baseados na inovação, no incentivo e na flexibilidade (reorganizar a administração e os recursos disponíveis, otimizando-os).
As condições de trabalho – os dirigentes públicos devem propiciar um ambiente de trabalho adequado, que contribua para motivar os servidores a prestarem serviços e atendimentos de excelência.
Os recursos humanos – além de capacitação contínua, deve ser criada uma nova cultura de atendimento ao cidadão e de comprometimento com a prestação dos serviços públicos de excelência.
As novas tecnologias – devem ser amplamente utilizadas para a melhoria dos processos de trabalho e de comunicação – para fazer mais e melhor, com menor custo –, sem comprometer a excelência.
Os conceitos e ferramentas da qualidade – a implantação de conceitos e ferramentas da qualidade para melhorar o atendimento e a prestação dos serviços, com vistas a alcançar a excelência.
A comunicação com o usuário-cidadão – criação de novos canais que possibilitem a troca de informações e o conhecimento das expectativas, reclamações e necessidades dos clientes/usuários.
O controle por resultados – necessariamente avaliar a atuação administrativa em face dos resultados alcançados, e do nível de satisfação dos usuários quanto aos serviços prestados.

Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.

Até o próximo diálogo!