Fundamentos do MEGP
Os 8 Critérios (Dimensões) de Avaliação do Modelo
Fomenta a adoção de
práticas de excelência em gestão com a finalidade de melhorar o
desempenho e a qualidade da gestão pública com vistas a
aumentar a eficiência, a eficácia, a efetividade e a qualidade
dos serviços prestados pelos entes públicos.
Esse Modelo encontra-se
alicerçado num binômio: princípios constitucionais da administração pública;
e fundamentos da gestão contemporânea de excelência
em gestão pública, adotados em mais de 120 países.
Princípios constitucionais da administração
pública:
Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Eficiência
Fundamentos da gestão contemporânea de excelência
em gestão pública:
Pensamento
sistêmico: todas as atividades organizacional possuem
relação entre si e com o meio;
Cultura
da Inovação: ambienta favorável à criatividade,
experimentação, implementação de novas ideias;
Desenvolvimento
de Parcerias: atividades com outras organizações de objetivos
comuns;
Geração
de Valor: resultados econômicos, sociais e ambientais com
excelência e que atendam as necessidades das partes interessadas;
Gestão
Participativa: gestão que busca o máximo de cooperação
das pessoas, reconhecendo o potencial diferenciado de cada um.
Foco
no cidadão e na sociedade: atender e regular, continuamente, as
necessidades dos cidadãos;
Responsabilidade
Social: compromisso da organização em responder pelos
impactos que sua atividade causa à sociedade e ao meio ambiente;
Visão
de Futuro: rumo da organização e a constância de propósitos;
Gestão
Baseada em processos e informações: os processos devem
ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades,
agregando valor para a organização e para as parte interessadas;
Aprendizado
organizacional e inovação: aprender (por meio da reflexão, avaliação
e compartilhamento de experiências) permanentemente para novos patamares de
competências;
Liderança
e Constância de Propósitos:
atuação e forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora;
Comprometimento
com as pessoas: entender suas necessidades e estabelecer
pactos;
Controle
Social: participação das partes interessadas no
planejamento acompanhamento e avaliação das atividades;
Os 8 Critérios (Dimensões) de Avaliação do Modelo
1º) Governança:
aborda o exercício da liderança pela alta administração e a condução da análise
do desempenho do órgão/entidade;
2º) Estratégias e Planos: aborda a
implementação de processos que contribuam para uma estratégia de atuação
alinhada com os objetivos de governo;
3º) Cidadão-usuário: abrange a imagem que
o órgão/entidade tem perante o cidadão-usurário (pessoas, empresa, organização
da sociedade civil e outros órgãos/entidades públicas);
4º) Interesse Público e Cidadania:
aborda a observância do interesse público, do regime administrativo e o
controle social;
5º) Informação e Conhecimento: envolve
processos correlatos a disponibilização de informações atualizadas, precisas e
seguras aos usuários;
6º) Pessoas: envolve o sistema de trabalho do
órgão/entidade, o desenvolvimento profissional e a qualidade de vida dos
trabalhadores;
7º) Processos: aborda a gestão de
processos finalísticos e os processos financeiros, de compras e contratos, de
parcerias, de gestão de patrimônio, de atuação descentralizada;
8º) Resultados: apresenta os
resultados produzidos pela entidade.
Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.
Até o próximo diálogo!