16 de junho de 2020

Aplicando o BSC no seu (pequeno) negócio


O BSC é uma ferramenta utilizada pra o gerenciamento de estratégias. Através dela você pode planejar onde quer chegar a médio e longo prazo. Além disso pode usar a mesma ferramenta para analisar como está o desempenho de sua empresa ou seu pequeno negócio, ou até mesmo você (se você for um profissional liberal).

Hoje, nosso diálogo será focado na avaliação do seu negócio através do monitoramento com o uso das 4 perspectivas da metodologia: 
1. Cliente;
2. Financeiro;
3. Processos Internos; e 
4. Aprendizado.


1. Cliente

Nesta perspectiva, você precisa saber como o seu cliente enxerga sua empresa e quais os diferenciais que ele gostaria de obter com a sua empresa.

Até uma simples pesquisa feita no whats app, já ajuda você a ter ideia do que o seu cliente pensa.


Converse com seu cliente. Pergunte a ele o que ele gostou. Pergunte o que ele faria diferente. Às vezes um bate papo desses nos abre novos horizontes.



2. Financeiro

Você precisa estar ciente do quanto investiu no seu empreendimento (tempo, dinheiro, recursos materiais). Precisa também saber seus custos mensais e saber o "quanto precisa trabalhar" e "durante quanto tempo" para ter esse dinheiro de volta. 

Além disso, sua contabilidade precisa ser feita, seja um aplicativo, seja uma planilha. Se você não sabe; estude. Se acha que não consegue, ou não gosta; procure um amigo, ou um profissional da área.


Mas você precisa saber como andam suas finanças. E buscando formas de otimizar seus recursos.



3. Processos Internos

Existem coisas que fazemos do mesmo jeito há muito tempo. Nem nos damos conta que as coisas mudam e que pode ter uma forma mais fácil, ou mais barata, ou mais rápida de se executar certa tarefa ou processo.

É importante sempre estar revisitando nossos procedimentos para inserir inovações que tornem nossa vida mais simples e nosso trabalho mais efetivo.


Esses dias, eu troquei as anotações do office para um app bem bacana, no qual posso editar meus textos de forma muito mais rápida e deixar eles bem mais bonitos.


Mas precisei ler e ver videos para descobrir isso. E só descobri porque procurei.


Veja quais processo impactam mais no seu cliente e como ele pode ser melhorado sempre para deixar o seu cliente mais satisfeito ainda.



4. Aprendizado

Isso não tem nem o que argumentar.

Mas vou argumentar assim mesmo: aprender não é sinônimo de educação formal. É também, mas não só.


Você pode aprender vendo um video no Youtube, ou lendo um blog (este, inclusive), acompanhando uma página no Instagram que produz conteúdo.


Então, esteja sempre aprendendo e colocando em prática seu aprendizado no seu negócio.


Pergunte-se também: o que preciso aprender (e meus colaboradores também) para progredir meu negócio?; o que estou estudando vai me ajudar a melhor meu empreendimento?


Ficou com vontade de falar mais sobre BSC?  


Pode escrever para nosso e-mail 
admedialogos@gmail.com.

Siga nosso Instagram!

Até o próximo diálogo!

Nenhum comentário: