15 de junho de 2020

Você tem soft skills?


O mundo corporativo vem discutindo bastante sobre as habilidades essenciais de um colaborador. Geralmente perpassam por subjetividades e dificuldades de mensuração, mas no cotidiano, já são mais fluidas e identificáveis.

Existe a demanda por habilidades técnicas para preenchimento de vagas, mas os recrutadores buscam também candidatos que tenham determinadas habilidades comportamentais. Isso acontece porque é muito mais fácil para a empresa trabalhar uma competência técnica do trabalhador do que uma comportamental.

Dois termos estrangeiros relacionados ao tema são Hard Skill e Soft Skill.

Hard Skills são habilidades técnicas que podem ser aprendidas. São quantificáveis e tangíveis. A aquisição se dá através de cursos, livros, aprendizagem organizacional.  Dentro de uma organização, é possível, inclusive, comparar determinada hard skill de um colaborar com a de outro. São exemplos de hard skills: proficiência em idioma estrangeiro; habilidade com escrita; Excel avançado.

Soft Skills são habilidades comportamentais e muito mais difíceis de avaliar. São subjetivas e estão relacionadas à sua forma de se relacionar e interagir com as pessoas. Estão ligadas a personalidade e afetam os relacionamentos e a produtividade no ambiente organizacional. São exemplos de soft skills: comunicação; resolução de conflitos; proatividade.

Apesar não aprender na faculdade como ser flexível ou relacional, é importante que os profissionais tenham em mente que precisam “trabalhar” e “aprimorar” suas soft skills.

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