5 de junho de 2020

Gestão de Materiais centralizada e descentralizada: qual a diferença?

A área de Administração dentro de uma organização pode ser centralizada ou descentralizada.

A centralizada é aquela que realiza um planejamento integrado e olha para toda a organização de um só vez, além de ser mais especializado.

O modelo descentralizado é aquele onde cada setor tem sua estrutura própria, na qual realiza suas compras e gerencia seu estoque. 

Vamos ver algumas diferenças entre os dois tipos.

Gestão Centralizada:

  • Planejamento unificado
  • Economias de escala e descontos
  • Alocação de especialistas na atividade
  • Controle de custos mais eficiente
  • Processo mais lento e menos flexível
  • Recomendado para processos e cenários estáveis de produção


Gestão Descentralizada:

  • Maior velocidade
  • Mais flexibilidade
  • Proximidade da unidade de negócio
  • Custos mais altos
  • Perda da economia de escala e de descontos nas compras
  • Falta de "visão do todo" para o planejamento
  • Indicado para modelos de negócio que necessitem de agilidade e flexibilidade e para organizações que produzam em diferentes locais.

Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.

Até o próximo diálogo!