A administração de Materiais é uma área muito importante para estudo e atuação dos Administradores e profissionais da área de gestão.
Também é um tema bastante cobrado em concursos. Por isso a Administração de Materiais também é um tema de diálogo no nosso blog.
Nosso papo hoje será sobre as atividades da área de gestão de materiais. São três as principais: gestão de compras; gestão de estoques e gestão dos centros de distribuição.
Gestão dos Estoques – trata do gerenciamento dos materiais, por meio do uso de técnicas de previsão do consumo, sistema de controle dos estoques, etc., com o objetivo primordial de adequar os níveis de estoque as necessidades dos usuários dos diversos materiais, com o menor custo possível, sem comprometer o nível de serviço esperado para atender as exigências do usuário.
Gestão de Compras – envolve o atendimento das solicitações de compras de materiais destinadas aos diversos órgãos que compõem uma empresa e, principalmente, atender as necessidades de reposição dos estoques planejados pela gestão de estoques, de acordo com as quantidades e prazos por ela fixados.
Gestão dos Centros de Distribuição – envolve atividades vinculadas ao recebimento dos materiais, movimentação, estocagem e fornecimento destes, de acordo com as necessidades dos usuários. A gestão dos centros de distribuição resulta no controle físico dos materiais armazenados.
Essas três atividades são interligadas. Um gestão de estoque bem feita, otimiza a compra de insumos e gera economia com estoques parados na organização. A gestão de compras, quando fortalece os laços com um grupo de fornecedores evita o gasto de energia na captação de novos ou na troca de parceiros.
Em administração de materiais fala-se bastante na busca da eficiência por meio da otimização de todos os processos e da redução de custos.
Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.
Até o próximo diálogo!