9 de julho de 2020

Aprendendo com Especialistas - Grazi, da Feito com Papel

Nossa convidada de hoje para o “Aprendendo com Especialistas” é Grazi Martins, especialista em encadernação e papelaria criativa.

Nosso diálogo de hoje foi sobre o processo de criação da Feito com Papel.

Adm & Diálogos: Como surgiu a ideia da Feito com Papel e como foi a escolha do nome?
Grazi Martins: Sempre fui viciada em ter itens de papelaria, mas comprava muito e usava pouco! Pensei em abrir aquelas papelarias tradicionais, sabe? Mas no fundo queria algo mais artesanal, onde pudesse fazer e vender, ter um pedaço de mim naquele produto! 

O nome foi através de um brainstorm, uma técnica de soltar “ideias” (no meu caso palavras) que tem correlação com o objetivo final. Quando cheguei a “Feito Com Papel” fez sentido pra mim, não conseguia tirar o nome da cabeça e decidi que de fato era ele!

A & D: Você elaborou um plano de negócios ou fez algum planejamento prévio?
GM: Inicialmente não! Comecei em julho/2019 de uma forma bem amadora, postando alguns produtos, sem nenhum marketing formal. Em 2020 fiz um planejamento mais estruturado com Metas mensais e anuais, tanto de faturamento, vendas e marketing.

A & D: Seu trabalho envolve muita criação e customização, como você busca entender o seu cliente nesse processo?
GM: Para entender o que o meu cliente precisa, é necessário me colocar no lugar dele, ter empatia. Além disso, é muito importante dar um bom atendimento. Já deixei de comprar em lojas porque não tive um bom atendimento, acho primordial. Sempre me apresento, para que o cliente entenda que o atendimento é feito pessoa/pessoa, não loja/cliente. Percebo que assim eles conseguem se expressar melhor, soltar ideias e deixar o processo fluir. Ouvir é o primeiro passo, depois eu entrego a solução que ele precisa. Demonstro a qualidade que entrego, o valor e o diferencial do meu produto. 

A & D: Você pode contar pra gente como acontece o seu fluxo produtivo (do pedido à entrega)? 
GM: Com certeza! Como a maioria dos meus pedidos são personalizados, o primeiro passo é o contato e entendimento da necessidade do cliente. Converso com o cliente até chegarmos a definição do pedido (produtos) e envio do orçamento. Em seguinda, o cliente faz a confirmação o pedido e definimos juntos os detalhes finais do pedido, quando necessário. O próximo passo é a produção do pedido. Como faço vários não tenho como detalhar aqui, mas posto os meus bastidores no meu insta. Depois vem a embalagem do pedido: uso envelopes de papel e sacolas plásticas. Por questões ambientais e de Marketing uso o mínimo de plástico possível. Junto ao produto sempre coloco uma cartinha escrita à mão, cartão de visita, panfleto, etiqueta do panda e perfume como toque final. A entrega fica a critério do cliente. Alguns preferem coletar, outros que envie para eles. O envio pode ser pelos correios ou por Motoboy.

A & D: Você busca o feedback dos clientes após a compra? Como você faz isso? 
GM: Com certeza! Confesso que não peço de todos, pois vários são espontâneos, mas falo com muitos! Esses feedbacks são extremamente importantes pois, além de criar provas sociais, eles são o termômetro do seu negócio.

A & D: E sobre a gestão financeira: você a realizada de que forma (controles, ferramentas)? 
GM: Hoje faço tudo por Excel, mas penso em procurar plataformas de ERP no futuro. Sempre fui adepta a planilhas para todos os cálculos desde a faculdade. Não tem ferramenta melhor para quem está começando, tem vários vídeos gratuitos ensinando como usar no YouTube e cursos acessíveis no mercado.

A & D: A Feito com Papel tem ações de Marketing estruturadas? 
GM: Para Marketing e contato com cliente uso os perfis do Instagram e do WhatsApp. Em 2020 inseri algumas metas e ações referente a marketing:
- Melhoria na estrutura perfil do Instagram;
- Postagens diárias com conteúdo relevante;
- Campanha mensal: Produto específico para feriado principal do mês;
- Feedback pós finalização do pedido e divulgação dos mesmos;
- Definição de catálogo para divulgação formal dos produtos;
- Ter sempre estoque pronta entrega de alguns produtos.

A & D: Quais são os planos que você tem para o seu negócio (otimização de processos, ampliação de mix de produto)? Se puder contar... claro. 
GM: Sim, alguns já estão em andamento mas outros estão ainda em avaliação. Alguns dos planos sem data definida:
- Padronização de produtos no intuito de otimizar produções.
- Aumento de portfólio;
- Venda por Loja Online.

A & D: Esse momento de isolamento social mudou a rotina da Feito com Papel? 
GM: Mudou sim! A Feito Com Papel é uma loja virtual, isso foi um ponto positivo e que facilitou a manter o contato com os clientes, mas quando se um negócio do ramo artesanal, onde você une materiais (de vários fornecedores) para gerar o seu produto final é necessário ter muita responsabilidade. Precisei higienizar os insumos novos e ter mais cuidados no ateliê. Todo dia passo álcool nas bancadas e tenho sempre álcool do meu lado para higienização quando pertinente (topo de bolo sempre!). Higienização de embalagem e o entregador utilizar máscara nas entregas também foram minhas preocupações. São os pontos de contato direto com o cliente.

A & D: Como você vê seu negócio na "nova normalidade" da economia de baixo contato?
GM: Empresas que não estão em ambientes virtuais e não se adaptaram as lições que a pandemia trouxe tendem a sair do mercado. Creio que não seja o caso da Feito Com Papel. Estou sempre entendendo como fazer diferente, investindo em conhecimento, me adaptando e aprimorando meu negócio! Para mim esses são pontos fundamentais para o crescimento do mesmo

Para conhecer mais sobre a Feito com Papel, visite o Instagram da Loja.

Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.

Siga nosso Instagram!

Até o próximo diálogo!