8 de julho de 2020

Grupos e Equipes (de Trabalho): Diferenças Básicas

Grupo e Equipe geralmente são compreendidos como a mesma coisa. Entretanto, no ambiente organizacional existem diferenças e que afetam bastante o dia a dia do trabalho.

Um grupo de trabalho corresponde a um conjunto de pessoas que possuem competências e habilidades semelhantes e dividem o mesmo ambiente de trabalho. Quando as metas são estabelecidas, cada um realiza suas atividades individualmente, pois um trabalho não depende do outro. Não existe colaboração entre as pessoas, podendo, inclusive, haver competição. Existe vários níveis hierárquicos em um grupo de trabalho (supervisor, coordenador, colaborador).

Em uma equipe de trabalho, as pessoas perseguem um objetivo comum. Não existe atividade individual, a tarefa de uma pessoa complementa a atividade de outra. A cooperação existente ajuda a potencializar os bons resultados. Apesar de haver liderança, os indivíduos atuam de forma linear. As funções de cada um são bem definidas, mas trabalham com sinergia para atingir o objetivo comum. Criatividade, comunicação e transparência estão presentes em uma equipe.

Montamos uma tabela com as principais diferenças entre Grupos e Equipes:

Grupo
Equipe
Sinergia neutra ou negativa
Sinergia positiva
Objetivos individuais
Objetivos comuns (coletivos)
As pessoas atuam e decidem de maneira individual
As pessoas atuam e decidem de maneira coletiva
Esforço individual
Esforço coletivo
O trabalho é individualizado
O trabalho é compartilhado entre os membros
As habilidades dos colaboradores são aleatórias
As habilidades dos colaboradores são complementares
Predomínio de coação e manipulação
Predomínio de diálogo e negociação
Sem interação afetiva e emocional
Há interação efetiva e emocional
Competitividade e individualidade
Integração e atuação em conjunto

Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.

Siga nosso Instagram!

Até o próximo diálogo!