Grupo e Equipe geralmente são compreendidos como a mesma coisa. Entretanto, no ambiente organizacional existem diferenças e que afetam bastante o dia a dia do trabalho.
Um grupo de trabalho corresponde a um conjunto de pessoas que possuem competências e habilidades semelhantes e dividem o mesmo ambiente de trabalho. Quando as metas são estabelecidas, cada um realiza suas atividades individualmente, pois um trabalho não depende do outro. Não existe colaboração entre as pessoas, podendo, inclusive, haver competição. Existe vários níveis hierárquicos em um grupo de trabalho (supervisor, coordenador, colaborador).
Em uma equipe de trabalho, as pessoas perseguem um objetivo comum. Não existe atividade individual, a tarefa de uma pessoa complementa a atividade de outra. A cooperação existente ajuda a potencializar os bons resultados. Apesar de haver liderança, os indivíduos atuam de forma linear. As funções de cada um são bem definidas, mas trabalham com sinergia para atingir o objetivo comum. Criatividade, comunicação e transparência estão presentes em uma equipe.
Montamos uma tabela com as principais diferenças entre Grupos e Equipes:
Grupo
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Equipe
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Sinergia neutra ou negativa
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Sinergia positiva
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Objetivos individuais
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Objetivos comuns (coletivos)
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As pessoas atuam e decidem de maneira individual
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As pessoas atuam e decidem de maneira coletiva
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Esforço individual
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Esforço coletivo
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O trabalho é individualizado
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O trabalho é compartilhado entre os membros
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As habilidades dos colaboradores são aleatórias
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As habilidades dos colaboradores são complementares
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Predomínio de coação e manipulação
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Predomínio de diálogo e negociação
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Sem interação afetiva e emocional
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Há interação efetiva e emocional
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Competitividade e individualidade
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Integração e atuação em conjunto
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