24 de maio de 2020

Princípios do Governo Empreendedor

Já falamos aqui no bloco sobre três tipos de empreendedorismo (corporativo, social e governamental). E hoje nosso diálogo é sobre os princípios norteadores de um Governo Empreendedor. 

Se você é gestor público ou mesmo um servidor que tem oportunidade de atuar de forma empreendedora, este breve artigo vai te ajudar.

Governo Catalisador (navegando, em vez de remar): busca atuação conjunta entre público, privado e voluntário. Ficando como regulamentador e fomentador. A execução fica para o privado e o voluntário.
Governo pertence a comunidade (dá responsabilidade ao invés de servir): o cidadão participa da decisão e da fiscalização/controle dos serviços públicos.
Governo Competitivo (competição na prestação de serviços): a cultura do monopólio é substituída pela competitividade na prestação de serviços, visando melhorar a qualidade dos serviços, reduzir gastos e minimizar esforços. Incentiva-se a criatividade e a inovação.
Governo orientado por missões (transformando a burocracia): o foco está na missão e nos objetivos organizacionais e não no cumprimento de normas. Foca na prestação de serviços eficiente e no fortalecimento entidade perante a sociedade.
Governo de resultados (financiando resultados e não recursos): não se deve financiar a estrutura administrativa. A preocupação deve ser com os resultados (controle de resultados) e não de recursos (controle de custos).
Governo e seus clientes (atendendo ao usuário e não a burocracia): a administração deve ouvir os seus clientes-cidadãos e direcionar os serviços para o atendimento de suas necessidades.
Governo empreendedor (gerando receitas ao invés de despesa): criam novas fontes de recursos e economizam orçamento para investir mais eficientemente no ano seguinte.

Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.

Até o próximo diálogo!

Nenhum comentário: