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Antes de começar a ler este artigo, é importante conhecer o conceito de qualidade. Se você já leu nosso artigo "O que é qualidade?" pode prosseguir. Se não, leia antes de continuar.
Transcendental: o melhor que se pode fazer; qualidade é universalmente conhecida e absoluta.
Baseada no Produto: quanto mais
atributos (funções “complementares” ou “opcionais”) o produto tiver, tanto
maior será a sua qualidade.
Baseada na Produção (Fabricação): grau de identidade entre o que foi planejado e o que foi executado.
Baseada na Produção (Fabricação): grau de identidade entre o que foi planejado e o que foi executado.
Baseada no Usuário (Cliente): grau em que as características do produto atendem às necessidades (satisfazem os desejos) dos usuários.
Baseada no Valor: um produto tem qualidade quando atende às necessidades do usuário (ou seja, agrega “valor” ao usuário) e, ao mesmo tempo, apresenta um “preço” que está ao alcance do usuário; mistura duas variáveis: “excelência” e “valor”.
Para o mesmo autor, existem oito dimensões e são utilizadas para medir a qualidade de algum produto ou serviço.
Desempenho: refere
às características e atributos
básicos; trata-se da capacidade do produto de atender às necessidades
para o qual ele foi criado.
Características Secundárias: características “suplementares”; “algo a mais” que o produto oferece.
Conformidade: os
produtos estão de acordo com as
especificações previamente estabelecidas.
Durabilidade: “vida útil” (longevidade) do produto.
Confiabilidade: probabilidade
de determinado produto não falhar em
determinado período de tempo.
Estética: impacto que determinado
produto gera no ser humano em decorrência da “aparência” (“beleza”).
Assistência Técnica (Pós-venda
/Atendimento): velocidade e
facilidade com que os produtos podem ser reparados ou consertados.
Qualidade Percebida: A
percepção da qualidade que o
cliente possui.
Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.
Até o próximo diálogo!
Referência:
(Garvin, 1998) apud Oliveira, Otávio
J. Curso básico de gestão da qualidade. São Paulo, Cengage: 2014. pp. 19-22

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