19 de maio de 2020

Responsabilidade Social das Organizações


As organizações devem agir no melhor interesse da sociedade.
No contexto da Responsabilidade Social, a Ética trata essencialmente das relações entre pessoas => cada um devia tratar o outro como gostaria de ser tratado.
O mesmo vale para as organizações => seu comportamento afeta as pessoas, por isso possuem responsabilidade social.
Há grupos e pessoas dispostas a cobrar essas responsabilidades sociais por meio de ativismo político, da imprensa, da legislação.

Existem duas doutrinas a esse respeito:
1. Doutrina da Responsabilidade Social
2. Doutrina do Interesse do Acionista

1. Doutrina da Responsabilidade Social
As organizações são instituições sociais, existem com autorização da sociedade, utilizam recursos da sociedade e afetam o qualidade de vida da sociedade.
Andrew Carnegie, em “Evangelho da Riqueza”, fala em dois princípios, que ambos possuem visão paternalista do empresário para com os empregados e os clientes:

a. Princípio da Caridade;
b. Princípio do Zelo.

a. Princípio da Caridade
Os indivíduos mais afortunados da sociedade devem cuidar dos menos (desempregados, pobres, deficientes).
Devem ser cuidados por meio direto ou através de igrejas/associações/movimentos;
A obrigação é do indivíduo e não da empresa.

b. Princípio do Zelo
As empresas e os indivíduos ricos são depositários do dinheiro, por isso devem usá-los para qualquer finalidade que a sociedade julgar legítima.
É papel do empresário aumentar esse capital que é de todos, através de investimentos prudentes e cautelosos.

2. Doutrina do Interesse do Acionista
As organizações possuem a obrigação primordial com seus acionistas, devem maximizar seus lucros.
Os gestores devem se preocupar com aquilo que é fundamental para a empresa = fazer dinheiro.
As soluções dos problemas sociais devem ficar para o governo ou com as pessoas destinadas para isso.

As opiniões divergentes dizem que a responsabilidade social viola o objetivo básico da maximização do lucro, desvia dos seus propósitos e não podem ser medidas em resultados concretos.
Entretanto, ao adotar posturas socialmente responsáveis, o orgulho por se relacionar com a empresa são elevados, gerando maior comprometimento (por parte dos colaboradores) e diferencial competitivo (junto aos consumidores).
Para envolver colaboradores é necessário formular e disseminar documentos e atividades que disseminem a ética pela organização e fora dela:

    • Cartilhas, códigos de ética, balanço social;
    • Cursos, workshops e palestras.


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