As organizações devem agir no melhor interesse da sociedade.
No contexto da Responsabilidade Social, a Ética trata essencialmente
das relações entre pessoas => cada um devia tratar o outro como gostaria de
ser tratado.
O mesmo vale para as organizações => seu comportamento afeta as
pessoas, por isso possuem responsabilidade social.
Há grupos e pessoas dispostas a cobrar essas responsabilidades sociais
por meio de ativismo político, da imprensa, da legislação.
Existem duas doutrinas a esse respeito:
1. Doutrina da Responsabilidade Social
2. Doutrina do Interesse do Acionista
1. Doutrina da
Responsabilidade Social
As organizações são instituições sociais, existem com autorização da
sociedade, utilizam recursos da sociedade e afetam o qualidade de vida da
sociedade.
Andrew Carnegie, em “Evangelho da Riqueza”, fala em
dois princípios, que ambos possuem visão paternalista do empresário para com os
empregados e os clientes:
a. Princípio da Caridade;
b. Princípio do Zelo.
a. Princípio da Caridade
Os indivíduos mais afortunados da sociedade devem
cuidar dos menos (desempregados, pobres, deficientes).
Devem ser cuidados por meio direto ou através de
igrejas/associações/movimentos;
A obrigação é do indivíduo e não da empresa.
b. Princípio do Zelo
As empresas e os indivíduos ricos são depositários do dinheiro, por
isso devem usá-los para qualquer finalidade que a sociedade julgar legítima.
É papel do empresário aumentar esse capital que é de todos, através de
investimentos prudentes e cautelosos.
2. Doutrina do Interesse do
Acionista
As organizações possuem a obrigação primordial com seus acionistas,
devem maximizar seus lucros.
Os gestores devem se preocupar com aquilo que é fundamental para a
empresa = fazer dinheiro.
As soluções dos problemas sociais devem ficar para o governo ou com as
pessoas destinadas para isso.
As opiniões divergentes dizem que a responsabilidade social viola o
objetivo básico da maximização do lucro, desvia dos seus propósitos e não podem
ser medidas em resultados concretos.
Entretanto, ao adotar posturas socialmente responsáveis, o orgulho por
se relacionar com a empresa são elevados, gerando maior comprometimento (por
parte dos colaboradores) e diferencial competitivo (junto aos consumidores).
Para envolver colaboradores é necessário formular e
disseminar documentos e atividades que disseminem a ética pela organização e
fora dela:
- Cartilhas,
códigos de ética, balanço social;
- Cursos,
workshops e palestras.


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