21 de maio de 2020

Empreendedorismos: Corporativo x Social x Governamental

Empreendedorismo Corporativo: ocorre dentro das organizações (intraempreendedorismo) e é realizado pelos funcionários da organização, que buscam melhorar a qualidade, aumentar a produtividade e reduzir custos e esforços.

Empreendedorismo Social: tem como objetivo produzir bens e serviços para a comunidade, solucionar problemas sociais ou recuperar pessoas, podendo acontecer em ONGs, empresas privadas e organizações públicas.
  • Negócio social: gera soluções para reduzir situações de pobreza, desigualdade social ou degradação ambiental, mas também gera lucro. Além do lucro (objetivo menor), geram impactos sociais positivos (objetivo maior). Um negócio social oferece bens e serviços a preços mais baixos, que não eram acessados anteriormente por uma determinada classe com menos renda, e melhora a atividade econômica da sociedade subatendida.
Empreendedorismo Governamental: é uma forma de aprimorar os governos com foco no atendimento das necessidades do cidadão, aproveitando os recursos da melhor maneira possível. Distancia-se do modelo burocrático (focado nos processos). E parcerias (entre governo e sociedade) são incentivadas. A maior parte das ações é realizada pela iniciativa privada.

                Não tem foco na ação empresarial.
                Não tem foco na geração de lucros;
                Não tem foco na criação de empresas públicas;
                Não tem foco na exploração de atividades comerciais/econômicas.

O governo empreendedor pertence a comunidade, que deve avaliar continuamente a atuação do estado para readequar planos estratégias e objetivos, de forma que esteja sempre orientado para atender as necessidades dos cidadãos.

Saiba mais mais sobre Empreendedorismo Governamental, lendo nosso artigo "Princípios do Governo Empreendedor".

Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.

Até o próximo diálogo!

Nenhum comentário: