26 de junho de 2020

Mais concentração? Sim, você consegue!

Há alguns dias fiz uma enquete lá no meu Instagram sobre concentração no trabalho. Sabe qual foi a resposta? 90% das pessoas responderam que conseguiam se concentrar por pouquíssimo tempo.

Eu não sou lá a mais concentrada das pessoas, mas quando estou focada, consigo me concentrar bem e isso me leva ao alcance de determinadas metas, tanto no trabalho, quando na vida pessoal.

Então, hoje estou aqui para compartilhar com vocês o que tenho feito e tem me ajudado neste processo de concentração.

1. Fazer uma lista das tarefas, destacando as prioridades.
Sempre antes de começar os trabalhos do dia (ou mesmo no dia anterior) eu listo as coisas que preciso fazer. Mas não é apenas elencar, é preciso fazer uma separação daquilo é mais urgente e importante. Tarefas curtas, que são executadas em menos de cinco minutos, você pode realizar logo, assim sua lista diminui e você fica com mais foco no que vai demandar mais de você e é mais relevante.

2. Ter o hábito da "monotarefa".
Antigamente, eu abria várias abas do meu navegador e enquanto uma atividade processava, eu fazia outra. E, às vezes, parava no meio, e depois voltava. Quando eu via, já estava na terceira tarefa e acabava esquecendo da primeira. Agora, pratico a "monotarefa". O que é isso? Eu realizo um atividades de cada vez e só quando concluo a atual é que passo para a seguinte. Isso ajudou bastante a diminuir a minha ansiedade e aumentar a minha produtividade.

3. Escutar música para me desconectar das coisas que estão acontecendo ao redor.
No Youtube e no Spotify, existem várias opções de músicas instrumentais destinadas a concentração e foco. Eu escuto bastante esta daqui. E esta daqui é outra que gosto muito também. Entenda, que não é qualquer música, são aquelas específicas para concentração. 

4. Fazer um intervalo entre uma atividade e outra. 
Tanto no escritório, quanto em casa, sempre que trabalho ou estudo, me planejo em blocos. Não divididos no mesmo tempo, mas entre as tarefas. Os blocos podem levar 30 minutos, 50 minutos, 1h30min; depende do que estou fazendo. Sempre que acabo uma ação, levanto-me, bebo um copo de água, vou ao toalete. Isso leva entre 3 e 5 minutos. E areja a minha mente para a próxima atividade. Não quebra o meu raciocínio de levantar no meio de uma atividade importante na qual estou bem concentrada, coisa que os blocos fixos podem fazer.

5. Estabelecer metas diárias.
Primeira coisa que preciso dizer: a meta precisa ser exequível. Depois de estabelecida, nos envolvemos em bater aquela meta e isso nos ajuda a manter o foco. E quando cumprimos as metas do dia (ou boa parte delas) nos sentimos melhor. Dá uma sensação de realização.

Sentir-se produtivo, é uma sensação muito boa! Vale a pena buscar isso. Não só para ganhar dinheiro ou fazer mais coisas, mas para uma realização pessoal.

Espero que estas práticas te ajudem a ter mais concentração e mais produtividade.

Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.

Siga nosso Instagram!

Até o próximo diálogo!