2 de julho de 2020

Aprendendo com Especialistas - Paulo Costa


Nosso convidado de hoje para o “Aprendendo com Especialistas” é Paulo Costa, especialista em áudio-visual e craque em se reinventar.


Nosso diálogo de hoje foi sobre o processo de criação do projeto Radiola no Mercado e da Rádio Circuito Radiola.


Adm & Diálogos: Conta pra gente quem é Paulo Costa e suas áreas de atuação profissional
Paulo Costa: Sou um fazedor de coisas. Escritor com cinco livros publicados. Três romances, um de poesia e um manual de gestão da comunicação pessoal. Roteirista e diretor de vídeos, comerciais, documentários, programas de TV e marketing político. Jornalista e publicitário. DJ criador do projeto RADIOLA NO MERCADO e da RÁDIO CIRCUITO RADIOLA. Radiola no Mercado, até o surgimento da Covid, acontecia quinzenalmente no Mercado da Encruzilhada, no Beberibe Bar. Discotecagem anos 60, 70 e 80. Vinil e digital, ritmos diversos. Rádio Circuito Radiola tem programação musical ousada, muito além das rádios convencional. Acesso gratuito por este LINK.

A&D: Conta pra gente como foi o surgimentos da Radiola no Mercado.
PC: Minha eterna inquietude me salvou mais uma vez, impulsionada pela paixão musical. Tudo surge em plena crise econômica, em 2016. Já desenvolvia trabalhos como DJ em bares e eventos particulares. Com a crise fiquei quase sem trabalho em todos os segmentos que atuo. Como moro ao lado do Mercado da Encruzilhada, adoro música e mercados públicos, tive a ideia de discotecar dentro desses estabelecimentos. Propus a dois parceiros e assim comecei na Reciclo Bikes, loja-oficina de bicicletas, atualmente no Beberibe Bar. Também iniciei no Mercado da Madelena, no Canto Sertanejo. Ambos gratuitos ao público. Remuneração vinha dos parceiros e do chapéu que passava entre as pessoas.

A&D: Como era o seu fluxo de trabalho no Radiola no Mercado?
PC: Quinzenalmente eu montava som e luz. O projeto Mudou a “vibe” do lugar, atraindo público da zona sul e Olinda. Eventos com gente dentro e fora, ouvindo e dançando.

A&D: Como foi o processo de transição do "Radiola no Mercado" para o "Radio Circuito Radiola"?
PC: Mais uma vez a crise impulsionou minha criatividade. O Covid impediu a continuidade da RADIOLA NO MERCADO. Por respeito ao público e para não perder energia tão maravilhosa das pessoas, e pra não endoidar dentro de casa, criei a RÁDIO. Acesso gratuito. O público a mantém com contribuição financeira espontânea. Como se fosse um chapéu digital rodando pelas redes sociais e cada pessoa dá o que pode.

A&D: Quais as estratégias que você usa para fazer seu trabalho chegar até o seu público? Que ferramentas utiliza?
PC: Minha "euquipe" (eu sozinho) faz tudo: roteiro, pesquisa musical, montagem e narração dos programas e marketing digital. Sempre faço postagens buscando diferencias que atraiam as pessoas e que sejam relevantes tentando ser o menos invasivo possível. Uso Instagram, Facebook e Whatsapp.

A&D: Você busca feedback do seu público? Como você faz isso?
PC: Pergunto às pessoas o que acham e também recebo textos e vídeos de agradecimento do público, que também compartilha a rádio.

A&D: E sobre "grana"? A coisa complicou nesse cenário onde você atua apenas no virtual?
PC: Complicou muito. Como para muita gente. A solidariedade à Rádio Circuito Radiola tem ajudado a aliviar.

A&D: Se esse isolamento social permanecer por muito mais tempo, você planeja algo diferente?
PC: Com certeza pensarei em algo, e já venho pensando...

A&D: Você é um cara com um potencial enorme de se reinventar! Deixa uma mensagem para que está precisando mudar seu empreendimento para esta nova configuração da "economia do baixo contato"?
PC: Acredite sempre que você é mais e maior do que sempre achou. Tudo mundo tem muitos saberes mas geralmente só usa aquele da carteira de trabalho. Olhar com 360° pra dentro e pra fora de você é o primeiro passo pra se reinventar. Acredite. E de um passo de cada vez, do tamanho das suas pernas. E faça. Feito é melhor que perfeito.

Para conhecer mais sobre a Radio Circuito Radiola, visite o Instagram do Projeto.

Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar algo com a gente, pode escrever para nosso e-mail admedialogos@gmail.com.

Siga nosso Instagram!

Até o próximo diálogo!